13 de dezembro de 2013

Transtornos funcionais específicos da aprendizagem

Os transtornos funcionais específicos da aprendizagem: disgrafia, disortografia, dislexia e discalculia, integram o conjunto de transtornos mais comentados nos espaços escolares, relacionados as dificuldades de aprendizagem, onde cada um abrange determinada área de impedimento da linguagem. 
Porém, é necessário correto diagnóstico para o enfrentamento desses transtornos, solidificando, assim, o tratamento da criança. 

DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA


As principais causas da disgrafia são a sequencialização que implica na falha perceptível, acarretando dificuldades no processamento sequencial da informação recebida e na sua forma de organização, processamento da escrita. Essas dificuldades processuais podem ser de origem auditiva, estando relacionadas à aprendizagem e a compreensão da linguagem (aprendizagem verbal e visual).
Podem se perceber ainda distúrbios de motricidade ampla especialmente fina, também distúrbios de coordenação visiomotora, deficiência da organização temporoespacial, problemas de lateralidade e direcionalidade. 
Já a disortografia caracteriza-se pela incapacidade em transcrever corretamente a linguagem oral, com trocas ortográfica e confusões com as letras, embora essas trocas sejam consideradas normais nos primeiros anos do ensino fundamental, pois os sons ainda não estão totalmente dominados.

DISLEXIA


Transtorno de aprendizagem da leitura e da escrita, em nível severo, que afeta um subconjunto, claramente minoritário, dos indivíduos com problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. Dessa forma, é assim considerada por estar em uma escala elevada dentro das dificuldades de aprendizagem, com rendimento escolar que se situa inferior ao esperado para a idade cronológica, para o potencial intelectual e para a escolaridade do indivíduo. 
Trata-se, também, de uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando, ainda, alteração neurológica, que surge em decorrência de dificuldades no processamento auditivo e visuoperceptual.

Site: http://www.dislexia.org.br/

DISCALCULIA


Apesar dos estudos sobre a dificuldade de aprendizagem terem crescido significativamente, as dificuldades de matemática são menos estudadas, por isso a relutância em se encontrar literatura especializada sobre a discalculia. Assim, a discalculia ou transtorno específico da habilidade em aritmética ou mesmo transtorno da matemática, manifesta-se através da dificuldade para realizar operações elementares de adição, subtração, multiplicação e divisão, sem que seja resultado de um ensino inadequado ou retardo mental global.


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